Endereço

Universidade Federal de Viçosa

DCM – Departamento de
Comunicação Social
Tel: (31) 3899-4502, 3899-2878, 3899-1820
Edifício Fábio Ribeiro Gomes, 2° andar | Campus UFV
Viçosa – MG – CEP: 36570-000
E-mail: dcm@ufv.br

Graduação

O Departamento de Comunicação Social oferece o curso de Comunicação Social – Jornalismo.

O curso:

As formações teórica e técnica do Jornalismo são incentivadas desde o primeiro período do curso e distribuída ao longo dos oito semestres. Parte de sua carga horária é composta por disciplinas de caráter teórico-conceitual do campo da Comunicação Social e das Ciências Humanas em geral. Algumas disciplinas são oferecidas na matriz curricular obrigatória do Curso por outros departamentos da UFV, como Ciências Sociais, Letras, História, Educação, Economia Rural, Economia e Direito, permitindo aos alunos do Curso de Comunicação Social/Jornalismo um contato com professores e alunos de outros cursos, mas também com teorias e autores clássicos das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas. Assim, acredita-se na ampliação da visão de mundo esperada para o profissional jornalista.

O Curso tem no conjunto de seus Laboratórios a integração das principais atividades de Ensino. Em uma área construída de 259 m², professores, servidores-técnicos efetivos e alunos desenvolvem as aulas práticas destinadas aos campos radiofônico, televisivo, multimídia e impresso. Neste centro integrado também são desenvolvidos os projetos experimentais (uma das modalidades de Trabalho de Conclusão de Curso), algumas atividades de Extensão Universitária e de Pesquisa vinculadas ao Curso, além de apoiar algumas atividades da Intermídia Empresa Júnior de Comunicação.

Outros espaços fundamentais para a aprendizagem dos alunos são a Rádio Universitária (FM 100,7) e a TV Educativa de Viçosa (TV Viçosa, Canal 13) vinculadas a Fundação de Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi – fratevi.org.br), onde através de convênio entre o Departamento de Comunicação Social e a Fundação colaboram com os processos de produção e distribuição dos produtos acadêmicos desenvolvidos pelos alunos no Curso de Comunicação Social/Jornalismo

 

Matriz Curricular

Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social/Jornalismo

Mercado de trabalho:

O profissional graduado no curso terá qualificações para atuar nos mais diferentes contextos do campo de trabalho: produção, tratamento e gerenciamento dos fluxos de informação e comunicação de natureza jornalística nos meios de comunicação convencionais (rádio, televisão, cinema, revista e jornal); nas novas mídias, como os canais de TV a cabo, multimídia e internet; nos departamentos de comunicação de instituições governamentais, de autarquias e de empresas comerciais, industriais e de serviços; e nas assessorias de imprensa e de comunicação.

Campus Viçosa
Ano de criação: 2001
Duração: 4 anos
Número de vagas: 40
Horário: Integral

 

PRÊMIOS EXPOCOM/INTERCOM JÁ CONQUISTADOS


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress