Endereço

Universidade Federal de Viçosa

DCM – Departamento de
Comunicação Social
Tel: (31) 3612-3200, 3612-3201
Edifício Fábio Ribeiro Gomes, 2° andar | Campus UFV
Viçosa – MG – CEP: 36570-000
E-mail: dcm@ufv.br

Informativo

Estudantes de Jornalismo participam de projeto de amparo à saúde mental na quarentena

O site “Calma Nessa Hora” é um espaço para acolhimento de pessoas que precisam de apoio neste período de confinamento pela pandemia de Covid-19. Trata-se de um projeto conjunto de pesquisadores de universidades do Brasil, Argentina e Suíça, que utilizaram novas tecnologias para amparar a os usuários e evitar problemas decorrentes de estresse e ansiedade gerados neste momento.

Na comunicação do projeto, estudantes do 5º período de Jornalismo estão envolvidos: Ana Kei, Enya Chaves, Felipe Pedroso, Julia Lourenço, Julia Camim, Matheus Garcia, Rafael Mendes e Stéfany Peron. Eles trabalham na produção de artes, manutenção das mídias digitais, divulgação e serviços de assessoria, como envio de releases.

O grupo conta também com estudantes, ex-alunos e professores da UFV e das instituições: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Católica de Petrópolis (UCP); Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO); Universidad Nacional de Tucumán (UNT – Argentina) e Universidade de Berna (na Suíça).

Na UFV, participam docentes e pesquisadores do Departamento de Educação (DPE) e graduandos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Pedagogia.

A plataforma

A intervenção pode ser realizada nos idiomas português ou espanhol, sendo indicada para maiores de 18 anos. O site inicia o atendimento por meio de questionários online e chats (estes, pela plataforma serviço tawk.to, que oferece possibilidade de supervisão dos voluntários em tempo real e suporte para vários idiomas).

A intervenção online é defendida pelo projeto por ampliar a acessibilidade ao público, sobretudo àquele com menos condições de buscar apoio psicológico em condições normais. Outro ponto ressaltado é o respeito às medidas de controle da Covid-19 possibilitado pela intermediação online.

O site agrega especialistas com experiência nas áreas de acolhimento em saúde, saúde mental e E-Saúde (relação da área com os recursos da internet), preocupados com a busca conjunta por intervenções baseadas em evidências científicas.

Contatos
Site: www.calmanessahora.com.br
Plataforma de chat: tawk.to/
E-mail: comunicacao.mcnh@gmail.com
Instagram: @projetomuitacalmanessahora


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress